terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é BIOS?

A palavra BIOS é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para.

Funcionamento

O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

Mais alguns detalhes

Para garantir sua integridade, a BIOS fica gravada dentro de um chip com memória ROM (memória somente de leitura), o que quer dizer que não é possível alterar suas características centrais. Você não pode, por exemplo, desinstalar a BIOS do computador, apenas atualizá-la ou modificar as opções permitidas.

Configurar a BIOS não é uma tarefa difícil, mas você precisa ter cuidado para não fazer modificações que acabem prejudicando o funcionamento do computador. Para saber mais detalhes a respeito dessa ferramenta tão importante para o PC, acesse o artigo “Manutenção de PCs: desmistificando a BIOS”. Com ele, você fica por dentro de todas as opções que podem ser encontradas em uma BIOS e qual a atividade de cada uma delas.



Lista de definição

O que são listas de definição?

Listas de definição são constituidas de duas partes: um termo e uma descrição. Para codificar uma lista de definição são necessários três elementos HTML:

* um container <dl>;
* um termo de definição <dt>;
* uma descrição <dd>.

Por exemplo:

<dl>
        <dt>Sapo</dt>
        <dd>Criatura verde e pegajosa</dd>
        <dt>Coelho</dt>
        <dd>Criatura quente e fofa</dd>

</dl>

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Conceitos de rede

A rede de computadores  é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços.
A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede de computadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa economia de tempo e melhor desempenho operacional numa empresa.

A primeira tentativa de implemento de uma rede ocorreu em setembro de 1940, através dos trabalhos de George Stibitz, que utilizou uma máquina de teletipo para envio de instruções de sua Model K situada na Faculdade de Dartmouth para uma calculadora na cidade de Nova York.

Em 1964, desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para vários usuários situados em trabalhos de sistemas de computadores. Na época, a General Eletric e a Bell Labs conseguiram rotear conexões telefônicas através do computador Dec´s PDP-8.

Os conhecimentos em rede aumentou significativamente na década de 90, atualmente há vários tipos específicos de redes, as mais conhecidas são:

LAN – Local Area Network – é uma rede local situada num domicílio, sala comercial ou lan house;
MAN – Metropolitan Area Network – utilizada entre duas cidades;
WAN – Wide Area Network- Utilizada entre pontos intercontinentais, como por exemplo, o sistema bancário